Neuropla

Paralisia cerebral (PC) é um termo utilizado para definir um grupo de sintomas motores e não-motores secundários a uma lesão não progressiva do cérebro imaturo. Representando uma das causas mais comuns de incapacidade motora na infância, a PC espástica pode ser diferenciada em paralisia cerebral quadriplégica (PCQ), paralisia cerebral diplégica (PCD) e paralisia cerebral hemiplégica (PCH).

A investigação da representação corporal em crianças/adolescentes com PCH e das habilidades matemáticas em crianças/adolescentes com PCD e PCH, são as duas linhas principais de estudo do ambulatório NEUROPLA.

Dentre as principais perguntas de pesquisa estão:  (1) A representação corporal em crianças com PCH está comprometida quando comparadas às com desenvolvimento típico? (2) A representação corporal influencia na aprendizagem da matemática? (3) Crianças com PCD terão um maior comprometimento nas habilidades matemáticas quando comparadas às com PCH? (4) Crianças com PC terão maior dificuldade em tarefas matemáticas quando comparadas às com desenvolvimento típico?

O ambulatório NEUROPLA faz parte do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG),  e oferece alguns serviços para aquelas pessoas que aceitam participar de nossa pesquisa. São eles:

  • Avaliação neuropsicológica em crianças com PCD e PCH.
  • Treinamento de pais em crianças com PCH
  • Reabilitação com uso de imagética motora em crianças com PCH.