Cognição Numérica e Discalculia do Desenvolvimento

14453447-colorful-3d-numbers-exploded

O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) tem como sua principal linha de pesquisa a área de cognição numérica e as dificuldades de aprendizagem na matemática desde o ano de 2008, com a pesquisa intitulada “Discalculia do desenvolvimento em crianças de idade escolar: triagem populacional e caracterização de aspectos cognitivos e genético-moleculares”. Esse projeto de pesquisa conta com colaboração de parceiros da Alemanha e da Áustria, através de financiamentos pela CAPES/PROBRAL. O projeto finalizou-se em 2013 e o resultado alcançado foi bem satisfatório tanto do ponto de vista científico como de extensão com a consolidação do Ambulatório Número (as principais publicações nacionais e internacionais do projeto estão disponíveis aqui).

Desde 2014, dando continuidade a linha de pesquisa sobre cognição numérica iniciamos três projetos:

1. “Processamento numérico em iletrados” que tem como objetivo geral estudar o efeito da alfabetização na cognição numérica em indivíduos analfabetos.

2. Endofenótipos das dificuldades de aprendizagem da matemática” que objetiva investigar os mecanismos cognitivos (processamento fonológico e senso numérico) e genéticos (polimorfismos da COMT) subjacentes à aprendizagem e à dificuldade na matemática.

3. “Contagem nos dedos: uma via adicional para adição?” que investiga a influência do uso dos dedos na aprendizagem da matemática em crianças no princípio início da vida escolar.  Além disso, a pesquisa quer observar também o efeito do treino do uso dos dedos para a aprendizagem da matemática.

A coleta de dados é realizada em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. Assim como no projeto anterior, as pesquisas atuais contam com parcerias nacionais e internacionais.

Para maiores informações sobre os projetos entre em contato com a equipe responsável.

Equipe:

Andressa Moreira Antunes

Annelise Júlio Costa

Isabella Starling Alves

Júlia B. Lopes Silva

Nicole Carvalho

Ricardo Moura