Dificuldades de aprendizagem na matemática e habilidades visuoespaciais: papel principal ou coadjuvante?

As habilidades visuoespaciais são necessárias para a execução de diversas tarefas de vida diária que envolvem a percepção e manipulação de informações espaciais, como dirigir, andar de bicicleta, traçar uma rota para chegar em algum lugar ou até mesmo se localizar no espaço ou localizar algum objeto perdido. Essas habilidades estão envolvidas, ainda, na representação espacial de números.

A ideia de que as habilidades visuoespacias estão relacionadas à representação de números não é novidade. Diversas pesquisas já têm demonstrado a existência de uma representação numérica mental, espacialmente orientada, que pode variar na sua direção de acordo com a direção de leitura predominante em cada cultura. Existem evidências de que uma dificuldade na representação espacial de grandezas em crianças com dificuldade de aprendizagem na matemática (DAM) podem ser mediadas por déficits visuoespaciais. Entretanto, falta ainda uma compreensão mais clara de como essas habilidades se desenvolvem e como impactam diretamente no desempenho aritmético.

Com o objetivo de investigar a relação entre as habilidades visuoespaciais e o desempenho na matemática, este projeto prevê a avaliação neuropsicológica de crianças em idade escolar com o intuito de investigar a influência dos diversos subcomponentes do processamento visuoespacial no desenvolvimento das habilidades matemáticas. Além disso, o projeto conta com a coleta e análise de material genético de todos os participantes, com o objetivo de investigar a influência dos polimorfismos da enzima catecol-orto-metil transferase (COMT) na cognição numérica. Os polimorfismos da COMT permitem a investigação das interações entre funções dopaminérgicas e cognitivas, como a memória de trabalho, que, por sua vez, engloba um componente visuoespacial. Dessa forma, busca-se investigar possíveis relações entre os polimorfismos da COMT e as habilidades visuoespacias.

 

Larissa de Souza Salvador
Coordenadora do projeto e Doutoranda do LND-UFMG

 

Status do projeto: em andamento

Anúncios