Reabilitação Neuropsicológica

reab

O transtorno de aprendizagem da matemática afeta entre 3% a 6% da população escolar. Contraditoriamente, a reabilitação neuropsicológica (RN) deste transtorno é pouco estudada.

A construção de um programa consistente depende de uma boa avaliação de todos os fatores que influenciam o desempenho escolar da criança, sejam eles extrínsecos ou intrínsecos. Além disso, é preciso contar com estratégias peculiares para estes estudantes: aprendizagem sem erro, recursos materiais concretos e lúdicos, revisão cumulativa, muita prática e exercício e um sistema de reforço motivacional.

Este tipo de programa pode beneficiar não só crianças com discalculia, mas também aquelas com ansiedade matemática, que é definida como um sentimento de tensão e aflição que interfere na manipulação de números e resolução de problemas aritméticos em uma grande variedade de situações cotidianas e acadêmicas.

Para as crianças (e adolescentes) com ansiedade matemática, o LND oferece um atendimento em grupo baseado na terapia cognitivo-comportamental para aliviar a ansiedade e melhorar o relacionamento interpessoal das crianças. Além disso, também são trabalhados aspectos como a autorregulação e autoeficácia da aprendizagem para uma melhor adaptação na escola e em casa.

por Annelise Júlio-Costa

Equipe:

Ana Carolina de Almeida Prado

Andressa Moreira Antunes

Annelise Júlio-Costa

Danielle Cristine Borges Piuzana

Gizele Alves Marins

Isabella Starling Alves

Malu Gomides