Síndrome Velocardiofacial

A síndrome velocardiofacial (VCFS) é causada por uma microdeleção no cromossomo 22q11.2 e manifesta-se através de mais de 180 fenótipos diferentes. As principais características são: má formação do palato e do coração, face típica, distúrbios de comportamento, problemas de aprendizagem e déficit nas habilidades visoespaciais nas quais compromete o aprendizado principalmente da matemática.

Estudos mostram que crianças com VCFS apresentam uma hipodensidade nos lobos parietais inferiores, que são evidenciados como responsáveis pela aquisição das habilidades matemáticas – capacidade de entender e discriminar quantidades, capacidade de intuição numérica e representação não simbólica de magnitude – evidências também encontradas em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem da matemática.

As perguntas de pesquisa são: as crianças com VCFS possuem como fenótipo uma dificuldade específica na percepção de quantidades? Microdeleções no 22q podem contribuir para a emergência de dificuldade de aprendizagem da matemática?

por Lívia de Fátima Silva Oliveira

Equipe:

Lívia de Fátima Silva Oliveira