Sobre o LND

O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) foi fundado em 1995 pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Haase.  O LND, que está localizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem suas atividades centradas em quatro linhas de pesquisa, sendo elas: a Discalculia do Desenvolvimento (Transtorno de Aprendizagem da Matemática), o Retardo Mental, a Paralisia Cerebral Hemiplégica e a AIDS.

O projeto de Discalculia é a principal linha de pesquisa do LND funcionando como um projeto“guarda-chuva” em que vários subprojetos estão vinculados a ele. Quanto aos interesses sobre esse tema os principais objetivos são: fazer uma caracterização dos aspectos cognitivos e genético-moleculares do transtorno, bem como desenvolver métodos de diagnóstico e intervenção eficazes para ele. Além disso, nesse projeto, procura-se caracterizar os déficits específicos na cognição matemática nas síndromes de Turner e Velocardiofacial, as quais servem como modelo para investigação da dificuldade de aprendizagem da matemática.

Quanto às outras linhas de pesquisa, no Retardo mental procura-se desenvolver procedimentos de diagnóstico genético-moleculares e neuropsicológico e, também, descrever o perfil cognitivo dessa condição associando-o às psicopatologias, déficits cognitivos e impacto psicossocial. No projeto de Paralisia Cerebral Hemiplégica investiga-se a representação do corpo e hemiassomatognosia presentes nessas crianças e no projeto da AIDS o principal objetivo é descrever os déficits cognitivos associados a essa condição.

Todos os projetos são conduzidos tanto por alunos da pós-graduação quanto por alunos de iniciação científica, orientados pelo Prof. Dr. Vitor Haase. Além disso, os projetos que têm interesses em aspectos genéticos também contam com a orientação da Prof. Drª Maria Raquel Carvalho, coordenadora do Laboratório de Genética Humana – UFMG.

Além da pesquisa, o LND entende a importância dos serviços de extensão, uma vez que esse tipo de trabalho é a maneira mais direta de fazer com que os conhecimentos acadêmicos cheguem até a comunidade. O LND possui dois ambulatórios: NÚMERO e  NEUROPLÁ (mais informações sobre como se inscrever aqui).

LND2014web