Doutorado

Annelise Júlio-Costa

No primeiro período de Psicologia conheci o LND e o Prof. Vitor, não tive dúvidas: ambos poderiam me preparar para ser pesquisadora que sempre sonhei. Foi paixão à primeira vista pela Neuropsicologia e mais especificamente pela cognição numérica. Depois de 7 anos me sinto realizada tanto na minha vida acadêmica quanto na minha prática clínica. Pertencer ao LND me proporciona também a possibilidade de agregar minhas duas formações e isto é muito bom. Adoro estatística e passar horas analisando dados. Como área de pesquisa me interesso também por neuropsicologia do desenvolvimento, reabilitação neuropsicológica, neurogenética comportamental e psicofarmacologia. Sou viciada em assistir filmes e em internet e adoro conversar sobre história brasileira.

Currículo Lattes

……………………………………………………………………………………………………

Júlia B. Lopes Silva

Trabalho no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento desde 2006 e tive a oportunidade de participar de diversos projetos de pesquisa, como a investigação do processamento lexical em crianças com paralisia cerebral, desenvolvimento das funções visoconstrutivas/visoespaciais e avaliação de habilidades narrativas em crianças típicas e com Transtorno Não-Verbal de Aprendizagem. Atualmente, tenho maior interesse nas relações entre linguagem e cognição, especialmente no que diz respeito ao seu impacto no processamento numérico. A linguagem influencia a representação analógica de magnitudes? De que modo o processamento fonológico relaciona-se com o processamento numérico e com os cálculos? Investigo estas questões no meu mestrado e pretendo dar continuidade a essa pesquisa, com atualizações metodológicas e refinamentos estatísticos, no doutorado.

Currículo Lattes

……………………………………………………………………………………………………

personalização.indd

Larissa de Souza Salvador

Trabalho no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento desde 2010, quando comecei a me interessar por questões relacionadas à neuropsicologia. Finalizei a graduação em 2013 em Psicologia (UFMG) e o Mestrado em Neurociências em 2015 (ICB-UFMG). Neste período tive a oportunidade de trabalhar em diversos projetos relacionados ao desenvolvimento da cognição numérica, bem como em intervenções no formato de Treinamento de Pais para pais de crianças com problemas de comportamento. Além disso, tive a oportunidade de participar de outros projetos que me motivaram a conhecer as especificidades do perfil neuropsicológico de diversas síndromes genéticas. Atualmente, meus maiores interesses são relacionados ao desenvolvimento da cognição numérica e a sua relação com as habilidades visuoespaciais.

Currículo Lattes

……………………………………………………………………………………………………

Lívia de Fátima Silva Oliveira

Lívia de Fátima Silva Oliveira

Psicóloga pela UFMG e mestre em ciências da saúde: saúde da criança e do adolescente/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento desde 2008. Áreas de interesse: neuropsicologia clínica, genética clínica e transtornos de aprendizagem.

Currículo Lattes