Capítulos de Livros

2021

Bahnmueller, Julia ; Lopes-Silva, J. B.; Haase, V. G.; Moura, R. ; Moeller, K. . Ties of math and language: A cognitive developmental perspective. In: Annemarie Fritz, Erkan Gürsoy and Moritz Herzog. (Org.). Diversity Dimensions in Mathematics and Language Learning. 1ed.  2021, v. p. 101-131. Berlim: De Gruyter.

Haase, V. G. (2021). Numeracia e Literacia: Como associar o ensino e aprendizagem da matemática básica com a alfabetização?. In: Ministério da Educação. (Org.). Relatório Nacional de Alfabetizaçao Baseada em Evidências (RENABE). 1ed. v. 1, p. 124-164. Brasília:

Moura, R.; Haase, V. G. ; Lopes-Silva, J. B.; Batista, L. T. ; Freitas, F. R. ; Bahnmuller, J. ; Moeller, K. (2021). Reading and writing words and numbers: Similarities, differences, and implications. In: Annemarie Fritz, Erkan Gürsoy and Moritz Herzog. (Org.). Diversity Dimensions in Mathematics and Language Learning Perspectives on Culture, Education and Multilingualism. 1ed, v. 1, p. 291-312. Berlim: De Gruyter.

2020

Batista, L. T. ; Barbosa, D. ; Lopes-Silva, J. B. (2020). Intervenções Cognitivas para Crianças com Transtorno de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In: Mansur-Alves, M.; Lopes-Silva, J. B.. (Org.). Intervenção cognitiva: dos conceitos e métodos às práticas baseadas em evidências para diferentes aplicações. 1ed. p. 435-464. Belo Horizonte: T.ser

Freitas, F.R., Guimarães, A.P.L., Haase, V. G. (2020). Métodos e delineamentos para pesquisa em intervenção cognitiva. In M. Mansur-Alves & J.B. Lopes-Silva (eds.) Intervenção Cognitiva: dos conceitos e métodos às práticas baseadas em evidências para diferentes aplicações (pp. 75-91). Belo Horizonte: T.Ser.

Gomides, M.R.A., Paiva, G.M., Haase, V. G. & Fritz, A. (2020). Treinamento cognitivo para crianças com transtorno de aprendizagem da matemática. In M. Mansur-Alves & J.B. Lopes-Silva (eds.) Intervenção Cognitiva: dos conceitos e métodos às práticas baseadas em evidências para diferentes aplicações (pp. 371-401). Belo Horizonte: T.Ser. 

Lopes-Silva, J. B.; Moura, R.; Freitas, F. R.; Hasse, V. G. (2020). Quando o escolar não aprende Matemática: cognição numérica e discalculia. In: Débora Miranda; Leandro Malloy-Diniz. (Org.). O escolar. 1ed. São Paulo: Hogrefe, v. 1, p. 167-180.

Lopes-Silva, J. B.; Piccolo, L. (2020). Quando o escolar não aprende a leitura. In: Débora Miranda; Leandro Malloy-Diniz. (Org.). O escolar. 1ed.: , v. 1, p. 181-196.

Mansur-Alves, M. ; Lopes-Silva, J. B. (2020) . Qual a diferença entre avaliação psicológica e avaliação neuropsicológica?. In: Katya Luciane de Oliveira, Patrícia Waltz Schelini, Sabrina Martins Barroso,. (Org.). Avaliação psicológica : guia para a prática profissional. 1ed.Petrópolos: Vozes, v. 1, p. 21-32.

Moura, Ricardo ; Garcia, Suzane ; Beatriz Lopes-Silva, Júlia . Developmental Dyscalculia: Nosological Status and Cognitive Underpinnings. Learning Disabilities [Working Title]. 1ed.: IntechOpen, 2020, p. 1-12.

Pinheiro, M. I. S., Silveira, M. & Haase, V. G. (2020). Treinamento de pais: programas de intervenção. In M. L. M. Teodoro & M. N. Baptista (eds.) Psicologia da família. Teoria, avaliação e intervenção (2a. ed., pp. 224-241). Porto Alegre: ARTMED.

Simplício, H. A. T. ; Haase, V. G. (2020). Neuropsicologia escolar e interdisciplinaridade: filosofias educacionais e obstáculos epistemológicos. Neuropsicologia Escolar. 1ed., v. 1, p. 97-119. São Paulo: Pearson.

2019

Lopes-Silva, J. B.; Batista, L. T. ; Salvador, L. S. . Avaliação Neuropsicológica Infantil. In: Ricardo Gorayed; M. Cristina Mitazaki & Maycoln Teodoro. (Org.). Propsici: Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2019, v. 3, p. 9-36.

Carvalho, M. R. S. &Haase, V. G. (2019). Genetics of Dyscalculia 1: In Search of Genes. In A. Fritz, V. G. Haase& P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. (pp. 329-344). São Paulo: Springer Brazil.

Haase, V. G. & Carvalho, M. R. S. (2019). Genetics of Dyscalculia 2: In Search of Endophenotypes. In A. Fritz, V. G. Haase& P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. (pp. 345-366). São Paulo: Springer Brazil.

Haase, V. G. &Krinzinger, H. (2019). Adding all up: Mathematical Learning DifficultiesAround the World. In A. Fritz, V. G. Haase& P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. (pp. 311-328). São Paulo: Springer Brazil.

Haase, V. G., Guimarães, A. P. L., & Wood, G. (2019). MathematicsandEmotions: The Case of Math Anxiety. In A. Fritz, V. G. Haase& P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. (pp. 469-504). São Paulo: Springer Brazil.

Räsänen, P., Haase, V. G. & Fritz, A. (2019). Challenges and Future Perspectives. In A. Fritz, V. G. Haase& P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. (pp. 799-828). São Paulo: Springer Brazil.

2018

Carmo, J. S., Gris, G., Palombarini, L.S., Prado, P. S. T., Haase, V. G., Almeida, C. & Souza, S. R. (2018). Habilidades numéricas em bebês pré-verbais: questões teóricas e experimentais. In: N.Kienen, S. R. S. A.Gil, J. C.Luzia, &J.Gamba (Eds.). Análise do comportamento: Conceitos e aplicações a processos educativos, clínicos e organizacionais. (pp.54-65). Londrina: Universidade Estadual de Londrina.

Batista, L. T. ; Paiva, G. M. ; Gomides, M. R. A. ; Haase, V. G. (2018) Contribuições do AFLeT na compreensão das dificuldades de aprendizagem da leitura: Um estudo de caso no contexto de pesquisa. In: Fabiane Puntel Basso; Camila Schorr Miná; Luciane da Rosa Piccolo & Jerusa Fumagalli de Salles. (Org.). Coleção Anele 5 – Avaliação da Fluência de Leitura Textual ? AFLeT. 1 ed.São Paulo: Vetor.

Carvalho, M. R. S. & Haase, V. G. (2018). Genetics of Dyscalculia 1: In search of genes. In A. Fritz, V. G. Haase & P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer Brazil .

Haase, V. G. & Krinzinger, H. (2018). Discussion of Section 2: math learning difficulties around the world. In A. Fritz, V. G. Haase & P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer Brazil .

Haase, V. G., Guimarães, A. P. L., & Wood, G. (2018). Math & emotions: the case of math anxiety. In A. Fritz, V. G. Haase & P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer Brazil .

Haase, V. G. & Carvalho, M. R. S. (2018). Genetics of dyscalculia 2: In search of endophenotypes. In A. Fritz, V. G. Haase & P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer Brazil .

Räsänen, P., Haase, V. G. & Fritz, A. (2018). Challenges and future perspectives. In A. Fritz, V. G. Haase & P. Räsänen (eds.) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. São Paulo: Springer Brazil

2017

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A., &Haase, V. G. (2017). Tarefa de Alcance de Dígitos. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivavs e memória (pp. 123-135). São Paulo: Hogrefe.

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A., &Haase, V. G. (2017). Tarefa de Cubos de Corsi. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 137-148). São Paulo: Hogrefe.

Carvalho, M. R. S., Santos, F. C., Martins, A. A. S., Becker, N., &Haase, V. G. (2017). Fatores genéticos na dislexia do desenvolvimento. In J. F. Salles & A. L. Navas (Orgs.) Dislexias do desenvolvimento e do adulto (pp. 135-168). São Paulo: Pearson.

Dorneles, B. V., &Haase, V. G. (2017). Aprendizagem numérica em diálogo: neurociência e educação. In R. Lent, A. Buchweitz, & Mota, M. B. (eds.) Ciência para educação. Uma ponte entre dois mundos (pp. 133-159). Rio de Janeiro: Atheneu.

Gomides, M. R. A., Júlio-Costa, A., Antunes, A. M. &Haase, V. G. (2017). Intervenção multidisciplinar na dislexia do desenvolvimento. In J. F. Salles & A. L. Navas (Orgs.) Dislexias do desenvolvimento e do adulto (pp. 355 – 364). São Paulo: Pearson.

Haase, V. G. & Júlio-Costa, A. (2017). Como driblar a ilusão dos números? O bom uso de testes neuropsicológicos. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 2-33). São Paulo: Hogrefe.

Haase, V. G. (2017). Cem máximas da anamnese neuropsicológica. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 23-31). São Paulo: Hogrefe.

Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., &Haase, V. G. (2017). Relatório neuropsicológico. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 201-214). São Paulo: Hogrefe.

Lopes-Silva, J. B., Moura, J., Starling-Alves, I., &Haase, V. G. (2017). Teste Stroop Victoria. Antunes, A. M., Jùlio-Costa, A., &Haase, V. G. (2017). In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 163-174). São Paulo: Hogrefe.

Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Moura, R. &Haase, V. G. (2017). Fluência de desenhos: Tese dos Cinco Pontos. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 73-85). São Paulo: Hogrefe.

Moura, R., Cruz, T. K. F., Lopes-Silva, J. B., Salvador, L. S. &Haase, V. G. (2017). Teste de Fluência Verbal. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 59-71). São Paulo: Hogrefe.

Moura, R., Salvador, L. S., Lopes-Silva, J. B., &Haase, V. G. (2017). Tarefa de Trigramas Consonantais. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 149-161). São Paulo: Hogrefe.

Oliveira, L. F. S., Starling-Alves, I., &Haase, V. G. (2017). Teste dos Nove Pinos. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 47-57). São Paulo: Hogrefe.

Oliveira, L. F. S., Starling-Alves, I., Haase, V. G. (2017). Teste de Aprendizagem Auditivo-verbal de Rey. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 87-98). São Paulo: Hogrefe.

Paiva, G. M. &Haase, V. G. (2017). Psicometria na neuropsicologia clínica. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 33-45). São Paulo: Hogrefe.

Paiva, G. M., Júlio-Costa, A., Lopes-Silva, J. B., Carvalho, M. R. S. &Haase, V. G. (2017). Comorbidades entre dislexia e discalculia: quais são os endofenótipos? In J. F. Salles & A. L. Navas (Orgs.) Dislexias do desenvolvimento e do adulto (pp. 215-234). São Paulo: Pearson.

Paiva, G. M., Martins, P. S. R., Gomides, M. R. A., Júlio-Costa, A., &Haase, V. G. (2017) Contribuição da tarefa de compreensão leitora no processo de avaliação neuropsicológica de um caso com suspeita de ansiedade de leitura. In: H. V. Corso, L. R. Piccolo, C. S.Miná,& J. F. de Sales. (Orgs.). COMTEXT: Avaliação da compreensão de leitura textual. (pp. 113-120). São Paulo: Vetor.

Salvador, L. S., Martins, G. A., Moura, R., &Haase, V. G. (2017). Teste da Figura Complexa de Rey. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 99-121). São Paulo: Hogrefe.

Salvador, L. S., Moura, R., Martins, G. A., &Haase, V. G. (2017). Teste de Trilhas. In A. Júlio-Costa, R. Moura & V. G. Haase (eds.) Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória (pp. 175-191). São Paulo: Hogrefe.

2016

SalvadorCarvalho, M. R. S., Martins, A. A. S., Salazar, G., &Haase, V. G. (2016). Genética e Genômica da deficiência intelectual. In. J. F. de Sallas, V. G. Haase, & L. F. Malloy-Diniz (Orgs.) Neuropsicologia do desenvolvimento. Infância e adolescência (pp. 65-74). Porto Alegre: ARTMED.

SalvadorHAASE, V. G.. Prefácio. In: Janice R. Pureza; Rochele Paz Fonseca. (Org.). CENA-Programa de Capacitação de Educadores Sobre Neuropsicologia da Aprendizagem com Ênfase em Funções Executivas e Atenção. 1ed.Ribeirão Preto: Book Toy, 2016, v. , p. 13-14.

SalvadorHaase, V. G., Cruz, T. K. F., Souto, D.O., &Antunes, A. M. (2016) Aprendizagem e Neuroplasticidade. In Metring, R. A.& Sampaio, S. (Orgs.) Neuropsicopedagogia e Aprendizagem (pp. 81-88).Rio de Janeiro: Wak Editora.

SalvadorLopes-Silva, J. B., Moura, R. J. &Haase, V. G. (2016). The nosological status of developmental dyscalculia. In R. Parsons (ed.) Learning disabilities: Assessment, management and challenges (pp. 1-24). New York: Nova Science Publishers.

SalvadorOliveira, L. F., S., Antunes, A. M., &Haase, V. G. (2016). Os diferentes tipos de diagnóstico em neuropsicologia: nosológico, sindrômico, topográfico e ecológico. In L. F. Malloy-Diniz, P. Mattos, N. Abreu, & D. Fuentes (Orgs.). Neuropsicologia. Aplicações clínicas (pp. 124-132). Porto Alegre: ARTMED.

SalvadorPaiva, G. M., Gomides, M. R. A., Júlio-Costa, A., &Haase, V. G. (2016) Avaliação Neuropsicológica da Discalculia do Desenvolvimento. In: L.Tisser. (Org.). Avaliação Neuropsicológica Infantil. (pp. 155-181). Novo Hamburgo: Sinopsys Editora.

2015

Haase, V. G., Silva, J. B. S., Alves, I. S., Antunes, A. M., Júlio-Costa, A., Oliveira, L. F. S., Pinheiro-Chagas, P., Moura, R. J., & Wood, G. Com quantos bytes se reduz a ansiedade matemática? A inclusão digital como uma possível ferramenta na promoção do capital mental. In: L. E. L. R. do Valle; M. J. V. M. de Mattos & J. W. da Costa. (Orgs.). Educação digital. A tecnologia a favor da inclusão. (pp. 188-202).Porto Alegre: ARTMED.

Salvador, L.; Haase, V. G.; Júlio-Costa, A.; Santos, F. H. Discalculia do Desenvolvimento. In: Flávia Heloísa dos Santos; Vivian Maria Andrade, Orlando F. A. Bueno. (Org.). Neuropsicologia Hoje. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 160-168.

JÚLIO-COSTA, A.; LIMA, B. A. C. R.; HAASE, V. G. Meninos são melhores em matemática! Você está certo disso?. In: Roberta Ekuni; Larissa Zeggio; Orlando F. Amodeo Bueno. (Org.). Caçadores de Neuromitos – O que você sabe sobre o seu cérebro é verdade?. 1ed. São Paulo: Editora Memnon, 2015, v. 1, p. 100-.

HAASE, V. G. ; LIMA, B. A. C. R.; JÚLIO-COSTA, A. A lenda do construtivismo. In: Roberta Ekuni; Larissa Zeggio; Orlando F. Amodeo Bueno. (Org.). Caçadores de Neuromitos – O que você sabe sobre o seu cérebro é verdade?. 1ed. São Paulo: Editora Mennon, 2015, v. 1, p. 80-.

JÚLIO-COSTA, A.; LOPES-SILVA, J. B.; MOURA, R. J.; RIO-LIMA, B.; HAASE, V. G. Como avaliar suspeita de deficiência intelectual. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Paulo Mattos; Neander Abreu; Daniel Fuente. (Org.). Neuropsicologia: aplicações clínicas. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 133-.

BERTOLA, L.; JÚLIO-COSTA, A.; MALLOY-DINIZ, L. F. Como elaborar um estudo de caso usando estatística. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Paulo Mattos; Neander Abreu; Daniel Fuente. (Org.). Neuropsicologia: aplicações clínicas. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 193-.

2014

Haase, V. G. & Santos, F. H. (2014). Transtornos específicos de aprendizagem: dislexia e discalculia. In: D. Fuentes, L. F.Malloy-Diniz, C. H. P. de Camargo, & R. M. Cosenza (Orgs.). Neuropsicologia: teoria e prática. (pp. 139-153).Porto Alegre: ARTMED.

2013

educação digital

JÚLIO-COSTA, Annelise et al. Com quantos bytes se reduz a ansiedade matemática? A inclusão digital como uma possível ferramenta na promoção do capital mental. Educação Digital: A Tecnologia a favor da Inclusão, p. 188, 2013.

2012

download

PINHEIRO, Maria Isabel Santos; HAASE, Vitor Geraldi. Treinamento de pais. In: Makilim Nunes Batista; Maycoln Leôni Martins Teodoro. (Org.). Psicologia de família. Teoria, avaliação e intervenções. Porto Alegre: ARTMED, 2012, p. 249-263.

9788564956254

HAASE, V. G.; PINHEIRO-CHAGAS, P.; ANDRADE, P. M. Reabilitação cognitiva e comportamental. In: A. L. Teixeira; A. Kummer. (Org.). Neuropsiquiatria clínica. Rio de Janeiro: Rubio, 2012, p. 115-123.

2011

download (1)

HAASE, V. G.; Moura, R.; PINHEIRO-CHAGAS, P.; WOOD, G. M. O. Discalculia e dislexia: semelhança epidemiológica e diversidade de mecanismos neurocognitivos. In: Alves, L. M.; Mousinho, R.; Cappellini, S. A. (Org.).  Dislexia: novos temas, novas perspectivas. Rio de Janeiro: Wak, 2011, v. 1, p. 257-282.

Print

HAASE, V. G.; Costa, D. S.; Micheli, L. R.; Oliveira, L. F. S.; WOOD, G. M. O. O estatuto nosológico da discalculia do desenvolvimento. In: Fernando César Capovilla. (Org.). Transtornos de aprendizagem 2: Da análise laboratorial e da reabilitação clínica para as políticas públicas de prevenção pela via da educação. São Paulo: Memnon, 2011, p. 139-144.

2010

artmed_avaliac_neuropsic

GAUER, G.; Gomes, C. M. A.; HAASE, V. G. Neuropsicometria: modelo clássico e análise de Rasch. In: Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação neuropsicológica. 1ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010, p. 22-30.

HAASE, V. G.; GAUER, G.; Gomes, C. M. A. Neuropsicometria: modelos nomotético e idiográfico. In: Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: ARTMED, 2010, p. -.

HAASE, V. G.; WOOD, G. M. O.; WILLMES, K. Matemática. In: Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: ARTMED, 2010, p. 123-132.

FREITAS, Patrícia Martins de; ROTHE-NEVES, R.; PINHEIRO-CHAGAS, P.; AMARANTE, Claret Luiz Dias; Cardoso, T. S. G.; HAASE, V. G. Avaliação neuropsicológica do processamento lexical para crianças. In: Leandro Fernandes Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.).  Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: ARTMED, 2010, p. 403-412.

9788563219121

Moura, R.; HAASE, V. G. Transtorno não-verbal de aprendizagem: aspectos neuropsicológicos. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; Francisco Assumpção Jr.; Rubens Wajnsztejn; Leandro Fernandes Malloy-Diniz. (Org.). Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010, p. 91-97.

FERREIRA, Fernanda de Oliveira; HAASE, V. G. Discalculia do desenvolvimento e cognição matemática: aspectos neuropsicológicos. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; Francisco Assumpção Jr.; Rubens Wajnsztejn; Leandro Fernandes Malloy-Diniz. (Org.).  Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010, p. 119-127.

PINHEIRO-CHAGAS, P.; HAASE, V. G. Cognição espacial: considerações teóricas acerca da neuropsicologia. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; Francisco Assumpção Jr.; Rubens Wajnsztejn; Leandro Fernandes Malloy-Diniz. (Org.). Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010, p. 135-143.

Nunes Silva, M.; HAASE, V. G. Amusia congênita ou do desenvolvimento. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; Francisco Assumpção Jr.; Rubens Wajnsztejn; Leandro Fernandes Malloy-Diniz. (Org.). Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010, p. 163-167.

2009

capa livro

HAASE, V. G. O enfoque biopsicossocial à saúde da criança e do adolescente. In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 29-66.

ANDRADE, P. M.; FERREIRA, Fernanda de Oliveira; HAASE, V. G. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS) e o trabalho interdisciplinar no Sistema Único de Saúde (SUS). In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 67-87.

HAASE, V. G.; BARRETO, Gustavo de Val; FREITAS, Patrícia Martins de. Adaptação psicossocial de famílias de crianças com transtornos do desenvolvimento. In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 123-158.

PINHEIRO-CHAGAS, P.; FREITAS, Patrícia Martins de; HAASE, V. G. O funcionamento psicossocial de crianças com paralisia cerebral conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS). In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 159-184.

HAASE, V. G. Neuropsicologia do desenvolvimento: um enfoque clínico. In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 289-318.

NATALE, Lorenzo Lanzetta; HAASE, V. G. Desenvolvimento das funções executivas na infância. In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 397-416.

CARVALHO, M. R. S.; Santos, L. L.; Peixoto, M. G. C. D.; HAASE, V. G. Para uma melhor compreensão da base genética das doenças. In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 441-474.

HAASE, V. G. O desenvolvimento humano como busca da felicidade. In: Haase, V. G.; Ferreira, F. O.; Penna, F. J. (Org.). Aspectos biopsicossociais da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009, p. 601-636.

2008

untitled_clip_image007

HAASE, V. G. ; PINHEIRO-CHAGAS, P. ; MATA, F. G. ; Gonzaga, D. M. ; Silva, J. B. L. ; Géo, L. A. L. ; FERREIRA, Fernanda de Oliveira . Correlação estrutura-função no diagnóstico neuropsicológico. In: Ortiz, K. Z.; Mendonça, L. I. Z.; Veloso, A. F..; Santos, C. B.; Fuentes, D.; Azambuja, D. A.. (Org.). Avaliação neuropsicológica. Panorama interdisciplinar dos estudos atuais na normatização e validação de instrumentos no Brasil. São Paulo: Vetor, 2008, v. , p. 23-37.

FERREIRA, Fernanda de Oliveira ; LIMA, E. P. ; VASCONCELOS, Alina Gomide;  HAASE, V. G. . Validade de critério na avaliação neuropsicológica da esclerose múltipla. In: Ortiz, K. Z.; Mendonça, L. I. Z.; Veloso, A. F..; Santos, C. B.; Fuentes, D.; Azambuja, D. A.. (Org.). Avaliação neuropsicológica. Panorama interdisciplinar dos estudos atuais na normatização e validação de instrumentos no Brasil. São Paulo: Vetor, 2008, v. , p. 84-103.

MOURA, Samara Melo ; HAASE, V. G. . Triagem cognitiva de idosos: contribuição de três instrumentos de avaliação. In: Ortiz, K. Z.; Mendonça, L. I. Z.; Veloso, A. F..; Santos, C. B.; Fuentes, D.; Azambuja, D. A.. (Org.).  Avaliação neuropsicológica. Panorama interdisciplinar dos estudos atuais na normatização e validação de instrumentos no Brasil. São Paulo: Vetor, 2008, v. , p. 130-137.

NATALE, Lorenzo Lanzetta ; TEODORO, M. L. M. ; HAASE, V. G. . Avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças. In: Ortiz, K. Z.; Mendonça, L. I. Z.; Veloso, A. F..; Santos, C. B.; Fuentes, D.; Azambuja, D. A.. (Org.). Avaliação neuropsicológica. Panorama interdisciplinar dos estudos atuais na normatização e validação de instrumentos no Brasil. São Paulo: Vetor, 2008, v. , p. 208-220.

2007

Capa Pelas Lentes do Cinema

HAASE, V. G. ; ROTHE-NEVES, R. . Ética e pesquisa comportamental. In: D. Guilhem; D. Diniz; F. Zicker. (Org.). Pelas lentes do cinema: bioética e ética em pesquisa. Brasília: Letras Livres/Editora da UnB, 2007, v. , p. 181-208.

2005

a33img01

HAASE, V. G. ; PINHEIRO, Maria Isabel Santos ; FREITAS, Patrícia Martins de . Psicoterapia em crianças – tratamentos psicossociais. In: Ana G. Hounie & Walter Camargos Jr.. (Org.). Manual clínico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. : , 2005, v. , p. 872-917.

HAASE, V. G. ; PINHEIRO, Maria Isabel Santos ; CAMARGOS JR, W. . Treinamento de pais. In: Ana G. Hounie & Walter Camargos. (Org.). Manual clínico de défict de atenção/hiperatividade. Nova Lima: Info, 2005, v. , p. 942-969.

2004

capa_esclerose_menor

HAASE, V. G. ; LIMA, Eduardo de Paula ; RODRIGUES, Jussara de Lima ; LANA-PEIXOTO, Marco Aurélio . Distúrbios Cognitivos na Esclerose Múltipla. In: Sérgio Roberto Haussen. (Org.). Esclerose Múltipla: Informações Científicas para o Leigo. Porto Alegre: Editora Conceito, 2004, v. , p. 63-67.

2003

3223652-M

KAEPPLER, Christoph ; SCHAEFER, A. ; LOURENÇO, Clície Aparecida Pereira ; HELENO, Camila Teixeira ; FREITAS, P. C. ; DAGNONI, J. M. ; BONVICINI, Constance Rezende ; MIRANDA, M. S. ; HAASE, V. G. . Gewaltprävention in Familien mit psychosozialen Risiken: Ein adaptiertes Trainingsprogramm für Elterngruppen in Armenvierteln von Brasilien. In: Ulrike Lehmkuhl. (Org.). Aggressives Verhalten bei Kindern und Jugendlichen. Ursachen, Prävention, Behandlung. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2003, v. , p. 183-190.

download (2)

NEVES, R. R. ; HAASE, V. G. . Percepção e coordenação serial em distúrbios no desenvolvimento da linguagem. In: Cássio Rodrigues; Lêda maria Braga Tomitch. (Org.). Linguagem e cérebro humano. Contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2003, v. , p. 119-135.

2002

pessoas-com-deficiencia-publicacoes-transtornos-invasivos-do-desenvolvimento-3-milenio

HAASE, V. G. ; FREITAS, Patrícia Martins de ; NATALE, Lorenzo Lanzetta ; TEODORO, M. L. M. ; PINHEIRO, Maria Isabel Santos . Mecanismos Neurocognitivos no Autismo: Uma Perspectiva Construtivista. In: Walter Camargos Jr.. (Org.). Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 3o. Milênio. Brasília: Coord. Nacional para a Integração de Pessoas Portadoras de Deficiências (CORDE), Min. da Justiça, 2002, v. , p. 108-121.

images

HAASE, V. G. ; FREITAS, Patrícia Martins de ; NATALE, Lorenzo Lanzetta ; PINHEIRO, Maria Isabel Santos . Treinamento Comportamental de Pais: Uma Modalidade de Intervenção em Neuropsicologia do Desenvolvimento. In: Adélia Maria dos Santos Teixeira; Maria Regina B. Assunção; Roosevelt R. Starling; Sônia dos Santos Castanheira. (Org.). Ciência do Comportamento. Conhecer e Avançar. Santo André: ESETec, 2002, v. 1, p. 73-89.

2000

psicologia-do-desenvolvimento-contribuicoes-interdisciplinares-vitor-g-haase-rui-rothe-neves-maycoln-grande-85-152455

HAASE, V. G. . Correlacao Anátomo-Clinica em Neuropsicologia do Desenvolvimento. In: Haase, V.G.; Rothe-Neves, V.G.; Kappler, C.; Teodoro, M.L.M.; Wood, G.M.. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento: Aspectos Interdisciplinares. Belo Horizonte: Health, 2000, v. , p. -.

WOOD, G. M. O. ; HAASE, V. G. ; ARAUJO, J. R. ; SCALIONI, I. G. ; LIMA, Eduardo de Paula ; SAMPAIO, Jader dos Reis . Desenvolvimento Cognitivo Adulto: A Avaliação e a Reabilitação da Capacidade de Memória de Trabalho. In: Haase, VG; Rothe-Neves, R; Kaeppler, C; Teodoro, MLM; Wood, GMO. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento: Contribuicoes Interdisciplinares. Belo HOrizonte: Health, 2000, v. , p. -.

SAMPAIO, J. R. ; HAASE, V. G. ; RICIERI, B. O. ; DINZ, L. F. M. . Elaboracao de uma Bateria para a Investigacao das Funcoes Executivas (BIFE-UFMG) em Criancas de 4 a 6 Anos: Estudos Iniciais. In: Vitor Geraldi Haase; Ruit Rothe-Neves; Christoph Kappler; Maycoln Leoni Martins Teodoro; Guilhemre Maia de Oliveira Wood. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento: Contribuicoes Interdisciplinares. Belo Horizonte: Health, 2000, v. , p. -.

LACERDA, S. S. ; HAASE, V. G. . Exame Neuropsicologico da Memoria de Reconhecimento e da Memoria de Recenticidade. In: Vitor Geraldi Haase; Ruit Rothe-Neves; Christoph Kaeppler; Maycoln Leoni Martins Teodoro; Guilherme Maia de Oliveira Wood;. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento: Contribuicoes Interdisciplinares. Belo Horizonte: Health, 2000, v. , p. -.

RIBEIRO, D. C. ; HAASE, V. G. . Processamento Cognitivo e Dieta Alimentar. In: Vitor Geraldi Haase; Ruit Rothe-Neves; Christoph Kaeppler; Mahycoln Leoni Martins Teodoro; Guilherme Maia de Oliveira Wood. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento: Contribuicoes Interdisciplinares. Belo Horizonte: Health, 2000, v. , p. -.

HAASE, V. G. ; SCHAEFER, A. ; KAEPPLER, Christoph . Um Modelo de Intervenção Psicoeducacional para a Prevenção da Violência no Ambiente Familiar e Escolar. In: Vitor Geraldi Haase; Rui Rothe-Neves; Christoph Kaeppler; Maycoln Leoni Martins Teodoro; Guilherme Maia de Oliveria Wood. (Org.). Psicologia do Desenvolvimento: Contribuições Interdisciplinares. Belo Horizonte: Health, 2000, v. , p. -.

1997

55679625

PEREIRA JR, A. ; HAASE, V. G. . Introdução à Filosofia da Ciência Cognitiva. In: Gonzales, M.E.Q; Lungarzo, C.A.; Milidoni, C.B.; Pereira Jr., A.; Wrigley, M.B.. (Org.). Encontro com as Ciências Cognitivas. 1ed.Marilia (SP): Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas da UNESP, 1997, v. 1, p. 143-159.